NATAL
NOVENA DE NATAL
Dia 1 – 16 de Dezembro
- Início – Música Natalina
- Leitura – Mensagem dia 24/12/1995
- Santo Terço
- Finalização – Música Natalina
Dia 2 – 17 de Dezembro
- Início – Música Natalina
- Leitura – Mensagem dia 24/12/1996
- Santo Terço
- Finalização – Música Natalina
Dia 3 – 18 de Dezembro
- Início – Música Natalina
- Leitura – Mensagem dia 23/12/1997
- Santo Terço
- Finalização – Música Natalina
Dia 4 – 19 de Dezembro
- Início – Música Natalina
- Leitura – Mensagem dia 23/12/1998
- Santo Terço
- Finalização – Música Natalina
Dia 5 – 20 de Dezembro
- Início – Música Natalina
- Leitura – Mensagem dia 22/12/2000
- Santo Terço
- Finalização – Música Natalina
Dia 6 – 21 de Dezembro
- Início – Música Natalina
- Leitura – Mensagem dia 15/12/2004
- Santo Terço
- Finalização – Música Natalina
Dia 7 – 22 de Dezembro
- Início – Música Natalina
- Leitura – Mensagem dia 25/12/2005
- Santo Terço
- Finalização – Música Natalina
Dia 8 – 23 de Dezembro
- Início – Música Natalina
- Leitura – Mensagem dia 14/12/2005
- Santo Terço
- Finalização – Música Natalina
Dia 9 – 24 de Dezembro
- Início – Música Natalina
- Leitura – Mensagem dia 24/12/2014
- Santo Terço
- Finalização – Música Natalina
O NATAL
MARIA E O ANJO
Maria e José moravam em Nazaré. Eles eram pessoas muito boas. Eles se amavam e iam se casar.
Lucas 1:26–27
Um dia, o anjo Gabriel apareceu a Maria. Ele disse a Maria que Deus iria abençoá-la.
Lucas 1:26–28, 30
Gabriel contou a Maria que ela seria a mãe do Filho de Deus. Seu nome seria Jesus e Ele seria o Rei de todas as pessoas justas.
Lucas 1:31–33
Maria disse que obedeceria ao Pai Celestial e que seria a mãe de Jesus.
Lucas 1:34–35, 38; 1 Néfi 11:18–21
JOSÉ E O ANJO
José era um homem bom e gentil. Ele e Maria estavam para se casar. Quando ele soube que Maria teria um bebê, ficou sem saber o que fazer. Como o bebê não era seu, ele pensou que não deveria se casar com ela.
Mateus 1:18–19
Certa noite, um anjo apareceu a José num sonho e disse-lhe que o bebê de Maria era o Filho de Deus. O anjo disse a José que se casasse com Maria e que chamasse o bebê de Jesus. Jesus seria o Salvador do mundo.
Mateus 1:20–21
José obedeceu ao anjo e casou-se com Maria.
Mateus 1:24–25
O CAMINHO PARA BELÉM
O imperador romano fez uma lei dizendo que todos deveriam pagar impostos. José e Maria moravam em Nazaré. Eles tinham que viajar 105 quilômetros até Belém para pagar seus impostos.
Lucas 2:1–5
Não era fácil para Maria viajar até Belém. Seu bebê logo nasceria.
Lucas 2:4–5
Quando José e Maria chegaram a Belém, todos os quartos estavam ocupados. Maria e José tiveram que ficar num estábulo. Estábulo é um lugar onde se guardam os animais.
Lucas 2:6–7
O NASCIMENTO DO MENINO JESUS
Foi lá que o bebê nasceu. Maria O envolveu em panos e O colocou numa manjedoura. José e Maria deram ao bebê o nome de Jesus.
Lucas 2:7, 21
Na noite em que Jesus nasceu, os pastores estavam cuidando das ovelhas nos campos perto de Belém. Um anjo apareceu aos pastores e eles ficaram amedrontados.
Lucas 2:8–9
O anjo disse-lhes que não ficassem com medo. Ele tinha uma notícia maravilhosa: O Salvador, Jesus Cristo, nascera em Belém. Eles O encontrariam deitado numa manjedoura.
Lucas 2:10–12
Os pastores foram a Belém onde viram o menino Jesus.
Lucas 2:15–16
Eles ficaram felizes em ver o Salvador e contaram a outras pessoas tudo o que tinham visto e ouvido.
Lucas 2:17, 20
A APRESENTAÇÃO NO TEMPLO
Quando Jesus tinha apenas algumas semanas de vida, Seus pais O levaram a Jerusalém para ser apresentado no templo.
Lucas 2:22
Simeão, um homem justo que morava em Jerusalém, estava no templo. O Espírito Santo disse-lhe que ele veria o Cristo antes de morrer.
Lucas 2:25–26
Simeão viu o menino Jesus no templo. Ele O pegou nos braços e louvou a Deus.
Lucas 2:27–29
Simeão disse que a criança traria a salvação para todas as pessoas. José e Maria ficaram maravilhados com o que ele disse.
Lucas 2:30–33
Uma viúva chamada Ana também viu Jesus e sabia quem Ele era. Ela deu graças e contou a muitas pessoas sobre Jesus.
Lucas 2:36–38
OS REIS MAGOS
Havia alguns reis magos que viviam num outro país. Eles sabiam o que os profetas tinham dito sobre o nascimento de Jesus. Quando eles viram uma estrela nova no céu, souberam que um novo rei tinha nascido.
Mateus 2:1–2
Os reis magos foram falar com Herodes, rei dos judeus, em Jerusalém, e perguntaram a ele onde estava o novo rei. Herodes disse-lhes que procurassem em Belém. Quando o encontrassem, deveriam voltar e contar a Herodes.
Mateus 2:1–2, 8
Os reis magos foram a Belém e encontraram Jesus. Eles O adoraram e deram-Lhe presentes. Os reis magos foram avisados em sonhos que não voltassem a Jerusalém para contar a Herodes onde o bebê estava. Então não voltaram a Jerusalém.
Mateus 2:11–12
O INÍQUO REI HERODES
Os reis magos haviam dito a Herodes que Jesus seria rei. Herodes queria ser o único rei. Então ordenou aos seus soldados que matassem todos os bebês em Belém e nos arredores.
Mateus 2:3, 13, 16
Um anjo disse a José que levasse Maria e Jesus para o Egito, um país distante de Belém. Herodes não iria procurar Jesus nesse lugar.
Mateus 2:13
José obedeceu. Ele, Maria e Jesus estavam no Egito quando os soldados de Herodes mataram todos os bebês em Belém e nos arredores.
Mateus 2:14, 16
Depois que o rei Herodes morreu, um anjo disse a José que levasse Jesus e Maria para casa. José levou-os para Nazaré, onde Jesus estaria a salvo.
Mateus 2:19–21, 23
O MENINO JESUS
Jesus foi criado na Cidade de Nazaré. Ele aprendeu muitas coisas e “se [fortaleceu] em espírito, (…) e a graça de Deus estava sobre ele”.
Lucas 2:39–40
Quando Jesus tinha 12 anos, foi com José, Maria e um grupo de pessoas a uma comemoração em Jerusalém. Eles ficaram lá alguns dias.
Lucas 2:41–43
Quando José e Maria estavam indo para casa, pensaram que Jesus estava voltando para Nazaré com o grupo de amigos. Mas Jesus tinha ficado em Jerusalém.
Lucas 2:43–44
Quando José e Maria procuraram Jesus, não O encontraram. Ninguém do grupo O tinha visto. Então José e Maria voltaram a Jerusalém. Procuraram Jesus por três dias e ficaram muito tristes.
Lucas 2:44–46
Finalmente, encontraram Jesus no templo, conversando com alguns mestres. Ele estava respondendo a suas perguntas. Os mestres estavam surpresos em ver quantas coisas Jesus sabia.
Lucas 2:46–47
Maria disse a Jesus que ela e José tinham ficado preocupados com Ele. Jesus respondeu que estava cuidando dos negócios do Pai — da obra de Deus. José e Maria não entenderam.
Lucas 2:48–50
Jesus foi para casa, em Nazaré, com José e Maria e obedeceu-lhes.
Lucas 2:51
Jesus foi aprendendo cada vez mais a respeito da obra do Pai Celestial.
Lucas 2:52
Ele cresceu e ficou alto e forte.
Lucas 2:52
As pessoas O amavam. Ele fazia o que Deus queria que Ele fizesse.
Lucas 2:52
Deus O amava.
Lucas 2:52
O BATISMO DE JESUS
João viveu no deserto durante muitos anos. Ele usava roupas feitas de pele de camelo e comia mel e gafanhotos. As pessoas vinham das cidades para ouvir o que ele ensinava. Ele era conhecido como João Batista.
Mateus 3:1–5
João Batista ensinava as pessoas a respeito de Jesus Cristo. Ele dizia que deviam se arrepender de seus pecados e ser batizados. João batizava os que se arrependiam de seus pecados.
Mateus 3:2–3, 5–6
As pessoas perguntaram a João Batista como ter uma vida melhor. Ele disse que deveriam cuidar dos pobres, dizer a verdade e ser justos com os outros. Disse-lhes que Jesus Cristo viria logo e que lhes daria o dom do Espírito Santo.
Mateus 3:2, 11–12; Lucas 3:10–14
Um dia, quando João Batista estava batizando as pessoas no rio Jordão, Jesus Cristo apareceu e foi falar com ele. Jesus pediu que João O batizasse. João sabia que Jesus sempre tinha obedecido aos mandamentos de Deus e não precisava Se arrepender. Por isso João achava que Jesus não precisava ser batizado.
Mateus 3:13–15; 2 Néfi 31:5–7
Mas Deus ordenou que todas as pessoas fossem batizadas, por isso Jesus disse a João que O batizasse. Ele deu o exemplo para nós, obedecendo ao mandamento de Deus de ser batizado.
Mateus 3:16; 2 Néfi 31:7–9
Quando Jesus saiu da água, o Espírito Santo desceu sobre Ele. Deus falou do céu, dizendo: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. João Batista testificou que Jesus era o Filho de Deus.
Mateus 3:16–17; João 1:33–36;