BATISMO
O QUE É O BATISMO?
O Batismo é o primeiro sacramento, é o fundamento de toda a vida cristã e a porta de acesso aos demais sacramentos. O Batismo nos livra do pecado e nos torna filhos de Deus. Ao receber o batismo, o batizando inicia a sua fé e sua vida cristã, tornando-se um discípulo de Cristo, um membro da Igreja e abrindo seu caminho para a salvação.
Os símbolos do Batismo
O Batismo, como todos os Sacramentos, envolve a utilização de elementos materiais, são eles:
- A água
- O crisma
- O óleo dos catecúmenos
- A vela
- A veste branca
A água tem a função de purificar o batizando, de lavar do corpo e da alma todo o sinal de pecado.
O crisma é usado para consagrar e sancionar a entrada do batizando para a Igreja. É um óleo perfumado e consagrado usado para ungir a cabeça do batizando, dando-lhe uma espécie de selo que o consagra o seu novo papel de cristão.
O óleo dos catecúmenos é de grande importância. Na verdade, decreta a investidura do batizando no papel de combatente da fé, de defensor da cristandade. Com o óleo dos catecúmenos, o sacerdote traça uma cruz no peito e outra entre as omoplatas do batizando. Simboliza a força na luta contra as tentações, uma espécie de escudo contra o pecado.
A vela que é entregue aos pais ou ao Padrinho do batizando simboliza Cristo, a luz do mundo, na esperança de que Ele ilumine a criança e permita à aqueles que a amam e a apoiam acompanhá-la na fé.
A vestimenta branca é usada durante o Batismo como símbolo da nova vida, da nova dignidade de que a pessoa batizada se reveste. A veste branca exprime a pureza da alma tornada sem imaculada após o Batismo, a mudança profunda e a renovação interior que o sacramento trouxe para aquele que o recebeu.
COM QUAL IDADE SE DEVE REALIZAR O BATISMO?
O batizado deve ser feito o quanto antes, de preferência nos primeiros meses de vida, mas, podem receber o Batismo crianças de diferentes faixas etárias.
O QUE É NECESSÁRIO PARA REALIZAR UM BATISMO?
OS PAIS PRECISAM SER CASADOS?
Sim, os pais precisam ser casados na Igreja Católica.
OS PAIS PRECISAM SER FREQUENTADORES DA PALAVRA VIVA DE DEUS?
Sim.
QUAL É O PAPEL DOS PADRINHOS?
Os padrinhos são figuras muito importantes no batismo. Eles assumem a tarefa de garantir que a criança seguirá seus estudos da doutrina cristã. Ou seja, é deles a responsabilidade de que a ligação dos pequenos com a igreja não acabe por ali.
PARA SER PADRINHO, O QUE É NECESSÁRIO?
1° – Seja designado pelo batizando, por seus pais ou por quem lhes faz as vezes, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;
2° – Seja católico, confirmado, já tenha recebido o santíssimo sacramento da Eucaristia e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir;
3° – Não seja pai ou mãe do batizando;
4° – Leve uma vida de acordo com a fé católica.
OS PADRINHOS PRECISAM SER BATIZADOS E CASADOS NA IGREJA CATÓLICA?
Sim. No caso de padrinhos casados, é exigido que a união tenha sido feita na Igreja católica.
OS PADRINHOS PRECISAM SER FREQUENTADORES DA PALAVRA VIVA DE DEUS?
Sim.
PODEM SER PADRINHOS 2 PESSOAS DO MESMO SEXO OU É NECESSÁRIO SER UM CASAL?
Deve ser um padrinho e uma madrinha, casados entre si ou não.
COM QUANTO TEMPO DE ANTECEDÊNCIA DEVO AGENDAR O BATISMO?
QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O BATISMO?